Caracterização da escola

 
A Escola Visconde de Itaparica situada à rua Silveira Martins S/N, inserida na área do 19º BC, no bairro do Cabula, tem como patrono o Marechal de Campo e Visconde de Itaparica, Alexandre Gomes de Argolo Ferrão, nascido a 8 de agosto de 1821 e falecido em 23 de junho de 1870. Um dos principais comandantes da Companhia do Paraguai. O maior soldado da Bahia e Patrono da Polícia Militar do Estado.
Foi fundada em 1954 por iniciativa do Exército com três salas de aula e funcionava apenas no turno matutino, atendendo uma pequena clientela de soldados analfabetos e a comunidade.
Em 1957, O comandante do 19º BC, Bendoc Alves conseguiu junto à Secretaria de Educação aumentar o quadro de pessoal e nomear sua primeira Diretora Lindinalva dos Santos Cardoso. Nessa gestão a escola foi ampliada passando a possuir quatro salas de aula e funcionar nos três turnos; à noite atendia os soldados e nos turnos matutino e vespertino a comunidade em geral.
Hoje é uma unidade Escolar de Grande Porte que atende uma clientela diversificada de vários bairros, nos três turnos, no total de 1.411 alunos aproximadamente. Oferece o ensino fundamental regular no diurno (5ª à 8ª série) e no noturno oferece o Tempo Formativo II (5ª/6ª e 7ª/8ª séries). Em 2009 aderiu ao Programa Mais Educação com atividades de Letramento, Conhecimento Lógico (Matemática), Futsal, Horta, Informática, Teatro, Canto, Rádio escolar e Grafite.